access
Página de Acessibilidade

Fundo de Direitos Difusos investe em educação financeira para escolas públicas de todo o país

Informação

Projeto “Aprender Valor” do Banco Central busca apoiar Secretarias de Educação na implementação da educação financeira como tema transversal

Brasília, 31/01/2021 – Apoiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), foi lançado nesta segunda-feira (31), a expansão nacional do programa “Aprender Valor”, do Banco Central do Brasil. A iniciativa aborda a educação financeira de forma integrada as disciplinas obrigatórias da grade curricular das escolas públicas do Ensino Fundamental, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O projeto foi aprovado, em 2019, pelo Conselho Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) e está sendo executado, com previsão de duração de 36 meses, e repasse da ordem de R$ 11,0 milhões provenientes do Fundo de Direitos Difusos, o qual encontra-se sob a supervisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O “Aprender Valor” é uma iniciativa que integra a agenda estratégica do Banco Central do Brasil e busca apoiar Secretarias de Educação estaduais e municipais, redes de ensino e escolas, em todo o Brasil, na implementação da educação financeira como tema transversal. Espera-se com o programa incrementar os conhecimentos em finanças de 22 milhões de estudantes, capacitando-os a enfrentar os desafios futuros relacionados a finanças pessoais e à economia.

Para o presidente do CFDD, Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira, “o “Aprender Valor” pode representar uma das agendas mais importantes da história do BCB, à medida que educar crianças é o caminho para construção de adultos melhores e que a ignorância ou a inocência relacionada a noções básicas de finanças, não raras vezes, levam famílias e sociedades a desequilíbrios e sofrimentos evitáveis”.

De acordo com a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues “A educação para o consumo é fundamental. Projetos como esse geram forte impacto social para o futuro e atendem às melhores práticas internacionais que foram implementadas nesta gestão do Governo Federal”.

A promoção do projeto representa o compromisso do governo brasileiro com implementação das melhores práticas e políticas em educação financeira, proteção do consumidor e prevenção ao superendividamento.